Conheça a SIPAT, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, qual a sua importância para os trabalhadores e os principais temas que devem serem abordados.
Objetivos da SIPAT
- Garantir a conscientização por meio da orientação de funcionários da empresa, visando fazer com que eles realmente entendam a importância da prevenção de doenças e de acidentes nos ambientes de trabalho.
- Promover reuniões e palestras de multiprofissionais, com o objetivo principal voltado para segurança e saúde no trabalho.
- Conscientizar e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
- Incentivar o colaborar para que ele seja um prevencionista, ou seja, dissemine a segurança do trabalho.
Como Incentivar a Participação dos Colaboradores
Os trabalhadores devem ser estimulados a participarem da SIPAT. Dessa forma é importante atividades recreativas, aulas teatrais sobre segurança do trabalho e a participação de multiprofissionais, abordando vários temas para despertar o interesse do colaborador.
Temas para a SIPAT
- Motivação: como tornar o ambiente de trabalho mais agradável;
- Qualidade de Vida: como conciliar o trabalho com a vida pessoal;
- Saúde e higiene no trabalho: A importância do ambiente de trabalho ser saudável e bem higienizado;
- Alcoolismo, Tabagismo e Outras Drogas: Abordar os males e os prejuízos para a saúde;
- Ergonomia: Dos benefícios de um ambiente ergonomicamente correto;
- Primeiros Socorros: Das noções básicas;
- Alimentação Saudável: Como ela melhora a qualidade de vida.
Dicas para a SIPAT lograr Êxito
- Participação
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.
- Economia e Lucratividade
Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.