Dica # 01: Concurso Público
você sabia que o diploma não garante o emprego de técnico em segurança do trabalho? Mas por outro lado você tem a grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, mesmo sem experiência, através do concurso público.
Mesmo que sempre exita a concorrência, se você se dedicar para aprender o máximo, durante o período de formação, é possível você conseguir um cargo público, que lhe dará estabilidade e uma boa perspectiva de futuro.
DICA # 02: Estude por Conteúdo Otimizado
Apesar do conteúdo referente a segurança do trabalho ser enorme, por exemplo as 36 normas regulamentadoras, os artigos da CLT, referentes a segurança do trabalho, a parte de higiene do trabalho…
O que cai nas provas, uma só uma parte da legislação. Geralmente de cada conteúdo de segurança do trabalho, o que é cobrado é cerca de 20%.
Exemplo: A NR 12, contém 87 páginas, mas só uma pequena parte dela é cobrada.
Digo isso, porque estudei o curso técnico em segurança do trabalho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dediquei mais de 4.000 de estudo. Incluindo curso de formação, trabalhos extra e pesquisa e estudo para concurso.
Somado a isso resolvi mais de 18.500 questões durante esse período de preparação. Comprei vários materiais para estudo, mas o material que tem disponível no mercado não é objetivo, ou seja, você estuda 100 páginas dele e só cai 20%.
Quando isso acontece, porque as vezes nem isso ocorre. Dessa forma eu tive que ir filtrando os materiais aos poucos e me permitiu um estudo direcionado, que garantiu minha primeira classificação, na UFPE, 1 mês após concluir o curso agora em 2015.
DICA # 03: Estude Constantemente
Estude sempre, organize algum horário de estudo, eu faço isso: acordando bem antes do trabalho, para estudar 1 hora, depois mais 30 minutos no descanso do almoço e noite tento estudar no mínimo 2 horas.
Cada um tem seus horários diferentes, mas o importante é se adequar a sua realidade. Porque depois você vai concorrer com muita gente que não estuda, ai suas chances aumentam muito para a aprovação.
DICA # 04: Se Prepare com Antecedência
Não espere sair o do edital de concurso, vá estudando as matérias que são praticamente obrigatórias na quase totalidade dos concursos para técnico em segurança do trabalho.
Exemplo: Português, Matemática e Específico.