Entre as atribuições do técnico em segurança do trabalho está em adotar medidas para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, devemos está bem informados para contribuir da melhor forma.
O Homem exerce uma grande influência no equilíbrio ecológico, principalmente em relação a preservar a qualidade de vida. Uma vez que as futuras gerações dependem de nossas atitudes de hoje.
Um grande desafio na atualidade para o meio ambiente é as cidades cada vez mais populosas, sem infra-estrutura, acarretando sérios problemas ambientais.
Problemas provocados pela urbanização
A poluição da água é um deles, geralmente causada pelo lançamento de efluentes industriais e domésticos sem um devido tratamento.
A poluição atmosférica provocada pelo lançamento de gases tóxicos na atmosfera, através de automóveis e indústrias.
Dica 01: Desenvolvimento Sustentável
Uma das propostas para o desenvolvimento sustentável é que os investimentos econômicos, pesquisas tecnológicas e a exploração de matéria-prima, levem em consideração não só o presente, mas também as gerações futuras.
Como exemplos pode-se citar:
- coleta seletiva de lixo;
- tratamento de esgotos industriais e domésticos;
- descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados;
- geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica;
- substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel, entre outros.
O alicerce do controle ambiental se dá através de três princípios básicos: o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento:
Dica 02: Licenciamento
O licenciamento é o instrumento de controle preventivo, através do qual pode se prever as possíveis intervenções no meio ambiente.
O licenciamento usa de diversas ferramentas que possibilitam esta prevenção, entre elas o EIA/RIMA, o qual subsidia o órgão de controle a decidir sobre a melhor alternativa a ser definida num empreendimento de modo que minimize os impactos ambientais.
Dica 03: Fiscalização
A fiscalização é um instrumento de correção, que tenta reparar um dano ou um potencial de risco de degradação ambiental.
Ele tenta corrigir os rumos de um empreendimento, de modo que o impacto causado possa ser reparado ou pelo menos minimizado.
Dica 04: Monitoramento
O monitoramento é o instrumento que estabelece o elo entre o licenciamento e a fiscalização. É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.
Degradação ambiental
A degradação ambiental é a perda ou redução das propriedades, tais como a qualidade ou a capacidade produtiva dos recursos ambientais, devido às agressões ambientais.
Devemos construir um mundo melhor para todos, inclusive para as futuras gerações.