Como Fazer DDS
Dicas práticas para você aprender e compreender como o DDS pode ser útil para todos no ambiente de trabalho. Saiba como devem ser elaborados os diálogos diários de segurança.
O DDS – Diálogo Diário de Segurança é um pequeno tempo reservado, recomendado antes do início das atividades diárias na empresa, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes.
Dessa forma o DDS ganha uma enorme importância por ser realizado antes das atividades, fornecendo informações para um ambiente seguro de trabalho. Assim o técnico em segurança do trabalho ganha relevância em sua função, se realizar DDS de qualidade.
Faça um DDS de qualidade, que você ganha autoridade, como profissional de ST.
DDS 01: Prevenção
PREVENÇÃO, essa sim é a ferramenta mais poderosa que qualquer técnico ou engenheiro da segurança do trabalho pode ter em seu cronograma para comemorar como meta do dia nas estatísticas de não acidentes.
Portanto, destacarei aqui para vocês algumas dicas relevantes de como prevenir acidentes faz toda a diferença em todos os momentos de sua vida!
Você sabia que dos números levantados sobre a idade das vítimas de acidentes, 13% tinham em média 53 anos ou mais, segundo dados do DNIT?
Muitos desses acidentes derivam-se do fator agilidade, visto que é naturais idosos perderem a velocidade do passo com a idade, não é mesmo? E não podemos esquecer também da audição, força e limitação da visão.
Exemplo disso é que um órgão de SP fez uma medição que verificou a redução substancial na velocidade dos pedestres no momento de transpor a rua, para aqueles com mais de 60 anos.
E interessante é que esses cidadãos precisam mais ou menos do dobro de tempo para realizar a transposição sem aumentar o ritmo do passo.
– Seja sempre prudente, e use a faixa de pedestres para transposição, como aprendem as crianças na escola nos primeiros anos da escola fundamental;
– Nos locais em que não há semáforos e faixas, não abra mão de passarelas e acessos subterrâneos. Fique ligado, e saiba que nunca é demais você estar se policiando. Nunca atravesse em passarelas correndo, pois o maior prejudicado será você.
– Quando você estiver atravessando uma rua, não atravesse com seu olhar para outra coisa ou pessoas. Essa ação o coloca em posição de risco por ficar distraído;
– Uma das causas de acidentes é você, pedestre, atravessar a rua falando ao celular; é um passo ao acidente!
– Você, pedestre da terceira idade, não foque a atenção somente em carros grandes, mas também nas bicicletas que costumam andar na contramão; redobre o foco com as motos: é um risco crítico e são imprevisíveis;
DDS 02: Importância do EPI
DDS sobre a importância do uso de EPI Todos nós temos um instinto de nos proteger toda vez que uma situação é adversa em situações normais.
Ao passar andando por uma rua e nos depararmos com um cachorro bravo e sentimos que ele é uma ameaça e que pode atacar, neste momento seu organismo começa a se preparar para a defesa, seja correr, seja apanhar um pedaço de pau.
O certo é que internamente seu organismo enviou várias mensagens ao cérebro no instinto de defesa. Porém existem outros recursos projetados para proteger você. Pegue por exemplo um par de óculos ou uma proteção facial.
Estes dispositivos não impedem um dano num equipamento ou que um incêndio seja evitado. É isto mesmo! A proteção para a face e para os olhos serve apenas para uma coisa.
Impedir que algum material arremessado atinja sua vista ou o rosto. Foi projetada para isso. Entretanto, ele protegerá você apenas se você quiser.
Não há nenhum dispositivo automático para proteção dos olhos. Os óculos e outras proteções tem valor apenas quando você os utiliza da forma como foram projetados para serem usados.
Com o capacete de segurança é a mesma coisa, protege sua cabeça. Ele só vai proteger se você usá-lo, mesmo que esta proteção evite apenas um único acidente em todos os anos trabalhados na empresa.
As botas de segurança protegerão os seus pés, e não os do presidente da empresa … Apenas os seus. Quando há risco de cair alguma coisa sobre seus pés, existem então a bota de segurança com biqueira de aço, capaz de suportar o peso da queda de um objeto sobre seus pés.
Assim sendo, o uso do equipamento de proteção individual não é um favor para a empresa. É para que um empregado não fique cego, que outro não perca uma perna, que outro não fique doente ou que outro não venha até morrer.
Nós aprendemos a partir de experiências próprias, quais são os tipos de equipamentos de proteção necessários em diferentes tarefas.
É exigido o uso do equipamento de proteção por normas internas. A lei diz que a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente o equipamento.
Mas a lei diz também que a empresa deve treinar o empregado e exigir o uso do equipamento. Se o empregado descumprir as determinações da empresa, logo ele pode receber uma punição.
Às vezes pode parecer complicado ter que colocar este ou aquele EPI como num trabalho de esmerilhamento. Porém pare um minuto para pensar no assunto.
Quanto tempo leva uma peça de aço ou pedaço de esmeril para atingir seus olhos? Apenas uma fração de segundo.
Evite fazer DDS sem ter treinado e não ter temas prontos. Uma vez que se der aquele branco em você, na hora do DDS, tanto você vai causar mau impressão para os colaboradores, quanto para o empregador.
Ter DDS prontos e palestrá-los com um bom domínio do conteúdo vai gerar credibilidade para a empresa e o respeito dos colaboradores. Potencializando a valorização profissional.
DDS! Aumente seu aprendizado, no vídeo abaixo:
bom de mais..obrigada
Eu que agradeço!
Boa sorte pra você.
Obrigada Antônio Carlos!!
Muito proveitoso.. gosto muito das suas dicas de segurança!!!
Obrigado, Glória!