Psicologia nas relações humanas e do trabalho

Psicologia das Relações Humanas e do Trabalho: Resumo Só Do Cai Na Prova

 

Psicologia das relações humanas e do trabalho! Conheça os destaques mais importantes e aprenda o que é realmente cobrado nas provas.

Conceitos da Psicologia

A finalidade da psicologia é estudar o indivíduo, buscar descobrir os ‘porquês’, as características de personalidade, observar os comportamentos dele, ou sejam, as reações das pessoas diante de diferentes situações.

A psicologia estuda os comportamentos do homem e os seus processos mentais (memória, atenção, linguagem, raciocínio etc.)

Relações humanas no trabalho

As relações humanas no trabalho podem influenciar – de maneira negativa ou positiva – os mais variados processos dentro da organização.

As relações humanas no trabalho ditam o grau de motivação dos colaboradores, por exemplo. Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial.

“Pessoas convivem e trabalham com pessoas e portam-se como pessoas, isto é, reagem às outras pessoas com as quais entram em contato: comunicam-se, simpatizam, e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto. O processo de interação humana é constituído através dessas reações voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não- intencionais.”(Moscovici,2008).

Práticas boas na relação do trabalho:

  • Respeite o seu colega de trabalho. Pratique a empatia!
  • Dê atenção com quem fala com você. Evite interromper a palavra; espere sua vez.
  • Controle suas reações agressivas. Esqueça a indelicadeza e ironia.
  • Sempre que precisar resolver algum problema procure seu chefe imediato. Não pule hierarquia!
  • Conheça melhor as pessoas com quem irá trabalhar com o intuito de compreendê-los e se adaptar as suas características individuais.

Práticas ruins na relação de trabalho:

  • Falta de empatia: Diante de um problema ou de alguma dificuldade do colega, muitos tendem a permanecer distantes. Ou seja, não se coloca no lugar do outro para tentar entendê-lo.
  • Desrespeito: Situações desrespeitosas causam diversos transtornos entre colaboradores de uma empresa. Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face.
  • Individualismo: Não pensa no coletivo, mas somente em si próprio. O que acaba tornando o ambiente de trabalho uma disputa, ao invés de um ambiente de colaboração.

Trabalho em equipe

É um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

O trabalho em equipe é essencial nas relações do trabalho. Quase todos os projetos apresentam melhores resultados quando são desenvolvidos por uma equipe e não apenas por um indivíduo.

O bom funcionamento de uma equipe vai depender da personalidade de cada elemento da equipe e do relacionamento entre eles.

6 thoughts to “Psicologia das Relações Humanas e do Trabalho: Resumo Só Do Cai Na Prova”

  1. Esse conteúdo realmente me fez pensar de outro maneira em relação a isso. Estava pesquisando e encontrei esse site, valeu mesmo a pena. Grata!

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