Psicologia das relações humanas e do trabalho! Conheça os destaques mais importantes e aprenda o que é realmente cobrado nas provas.
Conceitos da Psicologia
A finalidade da psicologia é estudar o indivíduo, buscar descobrir os ‘porquês’, as características de personalidade, observar os comportamentos dele, ou sejam, as reações das pessoas diante de diferentes situações.
A psicologia estuda os comportamentos do homem e os seus processos mentais (memória, atenção, linguagem, raciocínio etc.)
Relações humanas no trabalho
As relações humanas no trabalho podem influenciar – de maneira negativa ou positiva – os mais variados processos dentro da organização.
As relações humanas no trabalho ditam o grau de motivação dos colaboradores, por exemplo. Quando há um clima organizacional que favorece e estimula boas relações humanas, as pessoas tendem a se manterem mais motivadas e envolvidas com os processos da organização empresarial.
“Pessoas convivem e trabalham com pessoas e portam-se como pessoas, isto é, reagem às outras pessoas com as quais entram em contato: comunicam-se, simpatizam, e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto. O processo de interação humana é constituído através dessas reações voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não- intencionais.”(Moscovici,2008).
Práticas boas na relação do trabalho:
- Respeite o seu colega de trabalho. Pratique a empatia!
- Dê atenção com quem fala com você. Evite interromper a palavra; espere sua vez.
- Controle suas reações agressivas. Esqueça a indelicadeza e ironia.
- Sempre que precisar resolver algum problema procure seu chefe imediato. Não pule hierarquia!
- Conheça melhor as pessoas com quem irá trabalhar com o intuito de compreendê-los e se adaptar as suas características individuais.
Práticas ruins na relação de trabalho:
- Falta de empatia: Diante de um problema ou de alguma dificuldade do colega, muitos tendem a permanecer distantes. Ou seja, não se coloca no lugar do outro para tentar entendê-lo.
- Desrespeito: Situações desrespeitosas causam diversos transtornos entre colaboradores de uma empresa. Comentários ofensivos e atitudes rudes são algumas das situações em que o desrespeito mostra a sua face.
- Individualismo: Não pensa no coletivo, mas somente em si próprio. O que acaba tornando o ambiente de trabalho uma disputa, ao invés de um ambiente de colaboração.
Trabalho em equipe
É um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.
O trabalho em equipe é essencial nas relações do trabalho. Quase todos os projetos apresentam melhores resultados quando são desenvolvidos por uma equipe e não apenas por um indivíduo.
O bom funcionamento de uma equipe vai depender da personalidade de cada elemento da equipe e do relacionamento entre eles.
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