Conheça os assuntos que são cobrados sobre inspeções de segurança. Incluindo os principais tipos, suas definições e destaques, para facilitar seu aprendizado.
Do objetivo da inspeção de segurança
O objetivo principal da inspeção de segurança é identificar, no ambiente de trabalho, as situações de riscos.
A inspeção de segurança é aquela destinada à identificação, análise e tratamento dos riscos existentes no processo de trabalho.
O profissional que irá desempenhar essa investigação deverá realizar visitas aos setores da empresa, procurando os riscos que envolvam o patrimônio, o ser humano, a produção e o meio ambiente.
Tipos de inspeções de segurança
❇ Inspeção de rotina
É aquela realizada frequentemente pelos responsáveis da segurança do trabalho e visa a encontrar erros comuns no ambiente de trabalho, tais como: arrumações perigosas, defeitos em equipamentos, atitudes perigosas dos operários, etc.
❇ Inspeções periódicas
São inspeções realizadas por determinados períodos de tempo visando a averiguar condições inseguras, naturalmente estabelecidas pelos desgastes de peças, esforços e agressões em máquinas, móveis, objetos, etc.
❇ Inspeções especiais
Inspeção que busca identificar riscos presumíveis, necessitando de realização de medições, amostragens, etc. Nesse caso, poderão ser detectadas situações anormais de trabalho.
Quem são os responsáveis pelas inspeções de segurança?
As pessoas encarregadas das inspeções podem ser funcionários da própria empresa, técnicos contratados da área de segurança ou inspetores governamentais, no caso, os auditores fiscais do trabalho.
Aprenda mais sobre inspeções de segurança, no vídeo abaixo:
Muito legal,
Obrigado!