higiene ocupacional

Higiene Ocupacional: Conheça Os Assuntos Que São Cobrados

 

Se você estuda segurança do trabalho, é fundamental que estude a higiene ocupacional. Pois é certeza que vai cair na sua prova. Por isso, atenção total e estude muito este resumo.

Índice do conteúdo:

  1. Conceito de higiene ocupacional
  2. Definição de saúde
  3. O que são riscos ocupacionais
  4. O que é epidemiologia

higiene ocupacional

Higiene ocupacional é a ciência responsável por avaliar e analisar os riscos ocupacionais, assim como promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde do servidor.

“Ciência e arte do reconhecimento, avaliação e controle dos fatores ou tensões ambientais originados do, ou no, local de trabalho que podem causar doenças, prejuízos à saúde e bem-estar, desconforto e ineficiência significativos entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”. Definição dada pela American Conference of Governamental Industrial Hygienists – ACGH.

Definição de Saúde

A Organização Mundial da Saúde – OMS, desde de 1957, define saúde como “um estado de completo bem-estar físico e mental e não apenas ausência de doença ou defeito”. Ou seja, não se limita apenas à saúde fisiológica do corpo humano, mas sim à saúde mental.

Em 1700, na Itália, Bernadino Ramazzine publica o livro “De Morbis Artificium Diatriba” (As doenças dos Artífices), no qual o médico italiano descreve as doenças dos trabalhadores de mais cinquenta (50) ocupações diferentes.

Riscos ocupacionais

 

riscos ocupacionais

 

Os riscos ocupacionais são os danos em potencial à saúde do trabalhador classificados em cinco categorias, sendo: físico, químico, biológico, acidente e ergonômico.

O que são agentes de riscos?

Risco físico: Formas de energia perceptíveis ao sentido humano: ruído, vibrações, pressões anormais, temperatura, radiações ionizantes e radiações não ionizantes; umidade;

Risco químico: Substâncias químicas que estão presentes no ambiente são classificados em gases, vapores e aerodispersóides (estes últimos são subdivididos ainda em poeiras, fumos, névoas, neblinas, fibras); podemos entender os agentes químicos como todas as substâncias puras, compostos ou produtos (misturas) que podem entrar em contato com o organismo por uma multiplicidade de vias, expondo o servidor;

Risco biológico: são os agentes que se apresentam na forma de microorganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas, tais como: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus, entre outros organismos, que podem penetrar no corpo humano através da pele, mucosas, por ingestão ou por via respiratória; agentes estes que os servidores estão de forma habitual ou permanente em contato.

Risco de acidente: Situações da estrutura física que influenciam na ocorrência de acidentes como: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

Risco ergonômico: Agentes ergonômicos são os que fazem a relação direta homem x postos de trabalho e  que possam interferir negativamente nos trabalhadores tais como: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

Epidemiologia

 

vigilância epidemiológica

 

“Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.” (J. Last, 1995).

Objetivo da Epidemiologia

O objetivo da epidemiologia é obter, interpretar e utilizar as informações relativas à saúde de uma determinada população com a finalidade de prevenir ou reduzir a incidência de doenças.

Para (Sebastião Vieira) a epidemiologia ocupacional é o estudo dos fatores aos quais os indivíduos estão expostos em seu ambiente de trabalho e seu efeito sobre a saúde desta população.

Doença Ocupacional

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho.

Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)

O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia que tem o objetivo de identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional pelo INSS no Brasil.

Com o NTEP, quando o trabalhador adquirir uma enfermidade inteiramente relacionada à atividade profissional, fica qualificado o acidente de trabalho.

Nos casos em que houver relação estatística entre a doença ou lesão e o setor de atividade econômica do trabalhador, o nexo epidemiológico determinará automaticamente que se trata de benefício acidentário e não de benefício previdenciário normal.

Com a adoção dessa metodologia, é a empresa que deverá provar que as doenças e os acidentes de trabalho não foram causados pela atividade desenvolvida pelo trabalhador, ou seja, o ônus da prova passa a ser do empregador e não mais do empregado.

Até a entrada em vigor do NTEP, ao sofrer um acidente ou contrair uma doença, o INSS ou o trabalhador eram os responsáveis por comprovar que os danos haviam sido causados pela atividade então desempenhada.

Higiene Ocupacional! Aumente seu aprendizado, no vídeo abaixo:

 

 

2 thoughts to “Higiene Ocupacional: Conheça Os Assuntos Que São Cobrados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *